terça-feira, 19 de abril de 2011

Bullying

O diferente é necessário, veja só a natureza como é diversa e bela por isso
Bullying é uma palavra inglesa que significa “aquele valentão”, mas que na verdade é um covarde, pois as vítimas muitas vezes são pessoas indefesas ou vulneráveis. Os chamados Bullyings estão impregnados no meio estudantil como um todo, mas não pensem que só nas escolas estão estes tipos.O bullying deixa marcas muitas vezes irreversíveis e imperceptíveis. Vemos pessoas ridicularizarem outras porque são gordos, magros, alto, timído, falante ou até porque tem uma opção religiosa ou sexual diferente. Chegam ao máximo de zombar até dos deficientes. São atitudes que deixam marcas na mente do ser humano, massacrando com a autoestima, tirando a paz e alegria.
Em primeiro lugar há que se refletir sobre as diferenças e a necessidade de aceitar o diferente. Vivemos num país mesclado de cores e culturas diversas, não vejo porque querer que todos tenham um mesmo padrão físico e de personalidade. Cada um tem seu jeito de ser, de se vestir e portar. Esta cultura de homogeneidade é algo irracional e até mesmo ridículo. Não dá nem para imaginar um mundo onde todos vistam da mesma forma, gostem das mesmas coisas, das mesmas cores, e tenham o mesmo tipo físico. Chega ser ilário imaginar um mundo assim: então paremos com atitudes xenófobas, homofóbicas, preconceituosas ou discriminatória de qualquer classe.
Sabemos que a autoestima é algo fundamental nas nossas vidas para que possamos agir e sermos bem sucedidos na vida. Então antes de praticar atos dessa natureza, pense que uma vida tem muito valor e nela o importante é ser feliz e fazermos os outros felizes. Faça sua parte na busca de um mundo melhor. Ame seu semelhante como a ti mesmo, pois o mal que fizeres, sabemos que pode retornar a ti e a seus familiares. Quantos casos de pessoas que de tanto serem ridicularizados pelos colegas e ficarem passivos diante de tal situação, um dia explodiram como uma bomba e tiveram reações violentas, chegando até mesmo ao ponto de matar professores e alunos. Este caso de Welington que matou adolescentes na escola Tárcio da Silveira é um caso mais complexo que envolve doença mental, esquizofrênia, entre outros fatores que detonaram tal tragédia, mas o bullyig não deixa de ser um dos fatores que o levou a este fim trágico e à morte de muitos inocentes. Outro fator a se refletir urgentemente é a necessidade de todos nós fazermos nossa parte para informar as crianças e jovens a respeito da existência de tipos psicopatas, pedófilos, esquizofrênicos etc. Estes assuntos são vistos ainda hoje como tabu e pouco importante nas escolas e na família, mas há que se conhecer estes tipos, visto que podemos detectar as características e nos prevenir melhor. A mente humana é algo ainda pouco conhecida pela medicina e por todos, mas o pouco que sabemos pode nos dar subsídios.
Melhorar o relacionamento com todos, respeitando e amando o próximo em qualquer situação é uma tarefa muito difícil que só conseguirá ter efeito de verdade quando formos criados e educados vivenciando este respeito mútuo, primeiramente em família e com a ajuda da escola e de todos os meios de comunicação. Se em casa damos respeito e base familiar, existe ainda o risco de maus tratos na escola, na rua, na mídia, até mesmo os desenhos mostram agressões inadmissíveis. O Pica- pau é um péssimo exemplo de mau caráter e desrespeito ao próximo. A família Simpson é de um mau caratismo tremendo e o menino maluquinho da tv ? meu filho aprendeu com ele chingar a palavra droga e ficar hiperagitado e responder a mamãe. São exemplos que se perpetuam e vão levando gerações a se relacionarem de tal forma. O exemplo é fundamental, infelizmente, pode não ser determinante, mas é de extrema importância.


Nenhum comentário: